Pelos caminhos de Portugal, de norte a sul e do interior ao litoral, muito se descobre sobre o país. Embarque neste roteiro pensado para três semanas, com estadias em algumas das mais bonitas Pousadas de Portugal.
A viagem está desenhada para três semanas mas pode ser feita em menos tempo, num ritmo mais acelerado. Seguindo as sugestões à risca, claro está, a experiência será mais lenta e prazerosa. Arranquemos de norte, passando pelo centro, até ao sul.
Semana 1: Norte
Muitas são as cidades e vilas do Norte de Portugal que roubam o coração dos visitantes. De Viana do Castelo a Guimarães, de Braga ao Porto, opções não faltam – conheça os nossos hotéis no Norte. Mas saindo das rotas mais percorridas, todos os caminhos vão dar ao Gerês, onde sugerimos a primeira estadia.
Gerês
Declarado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera, o Parque Nacional da Peneda-Gerês estende-se por mais de 70.000 hectares, pelo que uma semana poderá até revelar-se pouco tempo para conhecer todas as serras, percorrer todos os trilhos e mergulhar em todas as cascatas. A Pousada Caniçada-Gerês é uma localização ideal para partir à descoberta todos os dias. Um encantador chalé de montanha, com uma vista espetacular sobre o Parque Natural.
Não deixe de conhecer os seguintes pontos de interesse
- Cascata da Portela do Homem
- Poço Verde de Fafião
- Cascata Tahiti
- Barragem de Vilarinho das Furnas
- Miradouro de Tibo
- Cascata do Arado
- Miradouro da Pedra Bela
- Albufeira de Vilarinho da Furna
- Cascata de Pincães
- Mata da Albergaria
De regresso à Pousada Caniçada-Gerês…
Desfrute da piscina envolvida pelas montanhas, da sala de estar envidraçada onde se servem os jantares e da maravilhosa vista ao pôr-do-sol.
Semana 2: Centro
A escolha de hotéis no centro deve ter em conta as zonas a visitar. Coimbra, Guarda ou Tomar são cidades imperdíveis, mas as nossas sugestões de estadia recaem sobre locais mais improváveis e, por isso, surpreendentes – são bem localizados e menos concorridos.
Serra da Estrela
A Pousada Serra da Estrela está instalada num imponente sanatório do século XX, a mais de 1200 metros de altitude, impecavelmente recuperado e convertido em hotel, com um projeto do conceituado arquiteto Eduardo Souto Moura. A localização é perfeita para quem quer explorar a cidade da Covilhã e contemplar a beleza (e a calma) da serra mais alta de Portugal continental.
Conheça os locais mais bonitos da região
- Covilhã (e o seu roteiro de arte urbana)
- Seia
- Manteigas
- Varanda dos Carqueijais
- Praia fluvial da Lapa dos Dinheiros
- Aldeia abandonada do Fontão
- Praia fluvial de Loriga
- Miradouro dos Piornos
- Praia fluvial de Unhais da Serra
- Passadiços do Mondego
De regresso à Pousada Serra da Estrela…
Aproveite o spa, a piscina interior, a sauna e o banho turco e, havendo bom tempo, dê um mergulho na piscina exterior. Reserve um lugar no restaurante da Pousada Serra da Estrela e prove os autênticos sabores da região.
Óbidos
A 250 quilómetros de distância mas ainda no centro do país, fica a Pousada Castelo Óbidos. A experiência de dormir dentro de uma das Sete Maravilhas de Portugal é soberba. À volta da vila, conhecem-se lugares como Peniche, Alcobaça ou Foz do Arelho. Mas, apesar de pequena, Óbidos tem muito que ver – e que saborear.
Não deixe de visitar
- Porta da vila
- Rua Direita
- Muralhas (percorridas a pé)
- Igreja de Santa Maria
- Igreja de São Tiago
- Igreja de São Pedro
- Santuário do Senhor Jesus da Pedra
- Lagoa de Óbidos
- Tasca Torta (para provar uma ginjinha de Óbidos em copo de chocolate)
- Capinha d’Óbidos (para comer o típico pão com chouriço)
De regresso à Pousada Castelo Óbidos…
Caminhe pela parte da muralha de acesso exclusivo e suba à torre Dom Fernando. No restaurante, prove as sobremesas da região: brisa do Lis e gelado de ginjinha.
Semana 3: Sul
O roteiro termina na zona sul de Portugal, onde o clima é mais ameno e o tempo parece correr mais devagar. Destino de férias por definição, tem ainda muitos lugares longe das rotas turísticas que vale a pena ficar a conhecer.
Alentejo
Se procura hotéis no Alentejo, opções não faltam. A nossa sugestão recai sobre a charmosa Pousada Convento Vila-Viçosa, instalada num edifício que já foi panteão, seminário e convento, e que funciona atualmente como hotel. Em menos de meia hora, chega-se de Vila Viçosa (apelidada de “princesa do Alentejo”) a uma série de locais que importa visitar.
Fique a conhecer
- Vila Viçosa
- Elvas
- Alandroal
- Praia Fluvial das Azenhas d’El Rei
- Borba
- Vila Terena
- Sousel
- Évora Monte
- Redondo
- Estremoz
Algarve
Tão a sul quanto possível, bem perto do Mediterrânico, fica a última paragem do roteiro. Dos muitos hotéis no Algarve que se podiam sugerir, destaca-se a Pousada Palácio Estoi, que parece saída de um conto de reis e rainhas. É o ponto de partida certo para explorar o distrito do Algarve. Em menos de meia hora, chega-se a diferentes pontos da região, da serra ao mar.
Não deixe de passear por
- Loulé (e os passadiços de Loulé)
- Miradouro do Alto da Ameixeira (em São Brás de Alportel)
- Miradouro Cerro de Cabeça (em Moncarapacho)
- Faro (e praias de Faro e da Barrinha)
- Quinta do Lago (e praias da Quinta do Lago e do Ancão)
- Vale de Lobo (e praias de Vale de Lobo e do Garrão)
- Pedras d’El Rei (e praias do Homem Nu e do Barril)
- Tavira, Cacela Velha e Cabanas (e praias de Tavira e dos Tesos)
- Fuseta (e praias da Fuseta e da Barra Velha)
- Olhão (praias da Armona, da Culatra e da Ponta do Farol)
- Ria Formosa (Ecovia do Litoral)
De regresso à Pousada Palácio de Estoi…
Passeie pelos jardins inspirados nos de Versailles, aprecie o teto pintado do Salão Nobre e desfrute da piscina exterior, com vista para a serra e para o mar.