Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Uma semana em São Miguel com a família

25 de Junho, 2024
pestana_bahia_praia

Uma escapadinha em família é sempre boa ideia. Uma viagem aos Açores é ainda melhor, com atividades e atrações para todos.

Conhecidos pelas suas paisagens verdejantes, os Açores foram o primeiro arquipélago do mundo certificado como destino turístico sustentável. O arquipélago das hortênsias, dos chás e dos ananases é já um destino consagrado, tanto por portugueses como por estrangeiros que procuram experiências de bem-estar na natureza. São Miguel, ilha do grupo Oriental e a maior dos Açores, é de visita obrigatória. Traçámos um roteiro pela ilha, com pontos específicos para visitar, entre as mil e uma experiências possíveis. Uma semana parece pouco neste pequeno paraíso.

Um hotel: Pestana Bahia Praia Nature & Beach Resort

Banhada, naturalmente, pelas translúcidas e vivas águas do Oceano Atlântico, a Praia de Água d’Alto é um pequeno tesouro e tem o selo popular de melhor praia da ilha. Se procura um hotel em São Miguel, há um mesmo ao cimo do seu areal, com piscina exterior de água doce, um restaurante e um bar para beber aquele cocktail. E ainda campo de ténis, sala de jogos e uma capela do séc. XVII, envolvida num idílico jardim. Falamos do Pestana Bahia Praia Nature & Beach Resort, de quatro estrelas, completamente integrado na bela paisagem de São Miguel, e perfeito para toda a família.

Uma poça: Poça Dona Beija

É quase proibido ir a São Miguel sem passar pelo Vale das Furnas, onde repousam as águas termais de uma nascente férrea. Lá, os visitantes podem tomar banho em águas quentes (a temperatura ronda os 39ºC), com propriedades terapêuticas, ideais para abrandar o ritmo e desfrutar da ilha. Há um detalhe, até, meio inesperado: a possibilidade de se visitar o lugar de noite, para observar o céu estrelado, já que o horário se estende das 8h30 às 23h, e ficando este destino a pouco menos de uma hora de Ponta Delgada.

Uma iguaria: Cozido das Furnas

Se achava que já sabia o que é um cozido a sério, ainda não observou de perto a sair da terra vulcânica, uma visão quase cinematográfica. Este é feito debaixo da terra, com vários tipos de carne (como frango, vaca e porco), enchidos, batata, inhame, cenoura e couve, dentro de grandes panelas que estão enterradas entre 5 a 6h, para cozinhar lentamente no calor do vulcão. A experiência é tão impressionante no local como no prato. Podem ainda provar-se outras iguarias açorianas, tais como os bolos lêvedos, a morcela com ananás, as lapas, o polvo guisado, as queijadas de Vila Franca ou até mesmo o ananás dos Açores. Tudo altamente recomendável.

Uma paisagem: Miradouro da Grota do Inferno

Em toda a ilha de São Miguel encontramos paisagens de cortar a respiração. Verdes exóticos a perder de vista, moradias rodeadas por hortênsias azuis e rosa, pequenas lagoas, estruturas vulcânicas, vales e encostas que se cruzam uma e outra vez… A lista continua. Mas há um sítio, a 730 metros de altitude, que capta a atenção até dos menos impressionáveis, que é a vista do também conhecido Miradouro da Grota do Inferno. Daí observamos, em simultâneo, a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a Lagoa do Canário. Todas as horas são boas para visitar este lugar, mas dizem os locais que o pôr do sol é imperdível.

Uma experiência: Plantações de Chá Gorreana

Não se preocupe se algum membro da família não for apreciador de chá: esta experiência valerá na mesma a pena. Os extensos campos de chás destas plantações – que se estendem numa área de 32 hectares, onde se produzem cerca de 40 toneladas por ano – configuram uma das mais apaixonantes miragens do nordeste da ilha, na Maia. Fundada em 1883, por Ermelinda Pacheco Gago da Câmara, é a mais antiga fábrica de chá da Europa ainda em funcionamento. O chá Gorreana, 100% orgânico, é, por isso, um dos mais apreciados no mundo.

Um trilho: Trilho do Salto do Prego

Entre mais de 30 trilhos, este destaca-se porque, para quem viaja em família, fazer 4,5 quilómetros cumprirá, possivelmente, os desígnios de todos os viajantes. Fazer um percurso pedestre é quase um item essencial numa checklist, porque é a maneira mais pura de conhecer a natureza em bruto deste arquipélago, das quedas de água virgens às plantas mais exóticas. Mas atenção: para percorrer o Trilho do Salto do Prego, faça-se acompanhar de um guia.

pestana_bahia_praia_vista_piscina

Açores em família

Uma viagem aos Açores com a família é sempre uma boa ideia

Faça a sua reserva