Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Dormir num castelo, como um rei no Alentejo

exterior da pousada castelo de estremoz

Os mais bonitos hotéis no Alentejo são também uma oportunidade para descobrir património. Nas Pousadas no Alentejo pode fazer de um castelo ou de um convento a sua casa e explorar paisagens e uma cultura única.

Descobrir o interior do país é sempre surpreendente. O património espreita a cada esquina, ao fundo de uma longa estrada cheia de natureza, ou mesmo num quarto de hotel. As Pousadas no Alentejo levam os hóspedes a dormir num Castelo, relaxar nos claustros de um convento, jantar como um príncipe num salão senhorial. Longe da praia, mas sempre com uma piscina por perto, os hotéis no Alentejo proporcionam uma experiência refrescante.

Numa cidade como Évora, não é preciso procurar para encontrar património histórico. A cidade muralhada é Património Mundial da Unesco desde 1986 e em cada canto seu há beleza. As vilas muralhadas alentejanas são, aliás, um fascínio para miúdos (e graúdos): dormir em Marvão ou em Estremoz é voltar atrás no tempo, à Era Medieval, imaginar-se a conviver com reis e princesas. Mas não só. 

O património natural é outra das grandes vantagens de uma estadia no Alentejo. Uma caminhada no Parque Natural da Serra de São Mamede ou entre as arrozais de Alcácer do Sal está a poucos minutos de uma das Pousadas de Portugal no Alentejo. As paisagens são únicas, o ar puro enche os pulmões, a viagem abre o apetite.

É bom levar apetite. O património gastronómico faz-se de uma cozinha de subsistência, com as bases da dieta mediterrânica. O azeite e o pão são dois grandes emblemas e as açordas o seu expoente máximo. Ensopados, sopas de cação e os melhores espargos selvagens com ovos servem-se a estas mesas, do Crato a Évora , de Vila Viçosa a Beja. Este é um património popular que continua tão vivo como artesanato alentejano: em Arraiolos, dá-se uma nova vida aos tapetes com fama por todo o país e, em Estremoz, o figurado colorido e alegórico é cada vez mais valorizado.

Seja numa escapadinha de fim de semana ou numas férias de verão prolongadas, os dias no Alentejo deixam na boca o sabor a doces de ovos e canela e na memória, recordações inesquecíveis.

detalhe da fachada da Pousada Convento Arraiolos

Dormir num castelo

Nas Pousadas no Alentejo pode fazer de um castelo ou de um convento a sua casa.

Faça a sua reserva