Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Rota Sagres a Vila Real de Santo António (ou vice-versa)

27 de Junho, 2024
algarve_beach

No verão todos os caminhos vão dar ao Algarve. Seja pelas praias, pela comida ou pelas paisagens, há muito para ver e explorar de Barlavento a Sotavento.

Mais de 150 quilómetros separam os dois destinos, que assinalam os respectivos limites de Portugal. De Sagres a Vila Real de Santo António, mudam as paisagens, oscila a temperatura da água, assiste-se à metamorfose da fauna e da flora, até os petiscos algarvios podem ter ligeiras mudanças no modo de confeção. Mas há uma constante, ao longo desse extenso areal: a brisa irreplicável que junta o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, o dolce far niente e a permanente sensação de férias. Neste roteiro – ou, melhor, nesta roadtrip no Algarve – sugerimos alguns dos segredos mais mal guardados do Sul.

Para os mais aventureiros

A vila de Sagres é perfeita para quem é amante de surf, para quem gosta da vivacidade de um mar agitado e também para quem aprecia vistas de suster a respiração em miradouros virados para as mais recônditas praias. Se procura um hotel em Sagres, a Pousada Sagres, (com piscina exterior, um restaurante e um bar) localiza-se na zona da Baleeira e fica a cinco minutos a pé da praia. Tem vistas privilegiadas para a Fortaleza de Sagres, Ponta da Atalaia e Praia do Martinhal. O alto da falésia na Pousada Sagres, é o local ideal para deslumbrar de um maravilhoso pôr do sol.

Se o seu plano for descobrir e desfrutar das praias de Sagres, este é o verdadeiro lugar para se hospedar.  

destino_sagres_vista

Para os fãs das vilas pitorescas

Ali perto de Sagres – ou já a caminho de Vila Real de Santo António, se assim for o trajeto – a pequena aldeia do Burgau, pertencente a Budens, vale bem a pena a paragem, tanto para apreciar a vista do miradouro, como para descer à praia do Burgau, mesmo ali em frente, ou para se aventurar a percorrer o trilho da Ponta do Mexilhão. As casas da aldeia são típicas, com grandes portas coloridas, uma igreja pitoresca e ruas estreitas que convidam à descoberta dos apontamentos árabes do Algarve. Um postal idílico que entra diretamente para a lista dos mais especiais do Sul.

Para os apaixonados pelo mar

Já a meio caminho entre Sagres e Vila Real de Santo António, as praias de Lagos, Alvor, Ferragudo e Carvoeiro são das mais procuradas pelos seus extensos areais, acessos mais facilitados (nem todas, atenção) e águas mais apetecíveis do ponto de vista da temperatura. Tomemos como exemplos a Meia Praia, em Lagos; a Praia dos Três Irmãos, em Alvor; a Praia do Vau, em Portimão; a Praia dos Carneiros, em Ferragudo; ou a Praia de Vale dos Currais, em Carvoeiro. Todas elas têm vistas esplendorosas, um areal dourado, e restaurantes nas redondezas para fazer aquela paragem técnica e tomar um refresco.

destino_algarve_praia

Para os que só querem saber de ostras

As famosas ostras da Ria Formosa são um excelente pretexto para fazer uma paragem nesta região e vivenciar o seu sabor. Para aproveitar melhor o dia, siga a rota em direção a Oriente, até à Fuseta, para uma visita à famosa Ilha da Fuseta, um belo local para relaxar e apreciar a natureza. Aproveite a tarde para um mergulho na praia do Homem Nu, antes de seguir para a pequena e encantadora vila Cacela Velha.

Para uma pausa no caminho

Se neste ponto do trajeto, seja qual for o sentido da viagem – Barlavento – Sotavento ou o contrário -, decidir fazer uma paragem, há duas sugestões para uma estadia que deve considerar. Primeiro, um belíssimo hotel em Faro, conhecido pela arquitetura de estilo rococó, pela decoração clássica dos salões, do ambiente sereno que nela encontra e dos jardins franceses que a rodeiam. A sua localização é próxima da saída da A22, em direção a Faro e Olhão. 

Pode ainda optar por um hotel em Tavira, situado em pleno centro histórico daquela cidade e a escassos minutos de algumas das melhores praias do Algarve – que é o mesmo que dizer algumas das melhores praias do mundo. O antigo Convento da Graça, convertido em Pousada, combina linhas clássicas com a modernidade contemporânea. No seu interior encontra-se um Núcleo Arqueológico Musealizado, que permite explorar a rica história do património de Tavira. 

Em ambas as Pousadas será possível degustar o que de melhor a gastronomia regional tem para oferecer.

Para os mais andaluzes

Chegados ao destino – ou à partida, se fizer o roteiro no sentido inverso –, Vila Real de Santo António espera-nos, com vista para Ayamonte. Ali as águas são mais quentes, há um ambiente andaluz pela proximidade espanhola, e tudo tem o seu próprio ritmo. No coração do centro histórico da cidade, que vale a pena conhecer, encontramos um alojamento em Vila Real de Santo António, que se destaca pelos seus dois edifícios distintos e uma localização ímpar, em plena Praça Marquês de Pombal. 

Nem será preciso sair da pousada para aproveitar o tempo de descanso, já que a mesma dispõe de uma piscina e duas plunge pool, divididas pelos edifícios. Uma visita à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, com direito a um terapêutico tratamento de sal, poderá ser a única razão para se ausentar. De resto, é desfrutar.

pestana_alvor_south_beach_vista

Rota no Algarve

Há muito para ver e explorar no Algarve

Faça a sua reserva