Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Pousada Convento Tavira

Em pleno centro da cidade, a Pousada Convento Tavira tem várias camadas de história. De tal maneira que, durante as obras de reconversão do antigo Convento de Nossa Senhora da Graça, foram descobertas ruínas de um bairro islâmico do século XII, com mais de uma dezena de casas. “Durante nove meses, tivemos arqueólogos a trabalhar naquilo que estava para ser uma piscina interior ou um spa”, conta Hélia Carvalho, gerente da pousada.

Quando a Pousada Convento Tavira foi inaugurada, em 2006, veio com um bónus: um museu onde podem ser visitados esses mesmos vestígios do Bairro Almóada e ainda outras peças históricas de outros períodos, encontradas nos arredores, resultado de uma parceria com o Museu de Tavira.

O convento foi fundado no século XVI e pertenceu em tempos à ordem de Santo Agostinho. Na porta de entrada é, aliás, ainda visível o brasão com a águia bicéfala. No século XIX, quando foram extintas as ordens religiosas, o convento foi transformado em quartel militar, o Quartel da Graça, e hoje é uma das pousadas mais emblemáticas do Sul, procurada por turistas durante o ano inteiro.

A localização é privilegiada, principalmente para quem ambiciona umas férias sem pegar no carro. “Muitos clientes chegam, estacionam e fazem tudo a pé: passear no centro da cidade, visitar o que está aqui à volta ou ir à praia”, continua Hélia. A praia da Ilha de Tavira, por exemplo, tem acesso de barco, a partir do centro, e fica a 15 minutos. Já a cidade tem muito para visitar, com mais de 20 igrejas, bons restaurantes e uma famosa ponte romana a ligar as duas margens do rio Gilão.

A pousada oferece duas piscinas exteriores, uma para crianças e outra para adultos, num jardim com vista para uma parte da muralha de Tavira – um oásis no meio da cidade.

As antigas instalações do convento, que em tempos foram celas e até uma biblioteca, foram transformadas em 36 quartos, entre standard, superiores e suítes (cinco), estas últimas com nomes de figuras históricas relacionadas com a cidade, como Dom Sebastião ou Almançor.

O claustro do convento é o melhor sítio para aproveitar as noites quentes de Tavira e também podem ser aí servidas as refeições do Mouraria, o restaurante da pousada, a fazer jus às iguarias locais, como o polvo de Santa Luzia, assado e com batata doce, ou a muxama de atum, o “presunto do mar”, como lhe chamam.

Pousada Convento Tavira

Em pleno centro da cidade, a Pousada Convento Tavira tem várias camadas de história.

Faça a sua reserva