O próximo almoço de Páscoa pode ser num castelo, num chalet de montanha ou até num mosteiro: porque não? Ter uma experiência familiar e deliciosa e diferente fora de casa será inesquecível.
Numa época em que os rituais são tão importantes, vale a pena inaugurar novos momentos especiais e passar o ano a desejar repeti-los. A Páscoa é uma celebração de família e um almoço de Páscoa reconfortante, cheio de sabor e com a família à volta da mesa é o plano ideal. Com todo o conforto, os restaurantes das Pousadas de Portugal preparam menus especiais de Páscoa e ganham um redobrado ambiente familiar nesta época. Estão prontos para levar à mesa o melhor — como se estivesse em casa.
Comecemos pelas alturas, onde se serve um almoço familiar num chalet de montanha. A Pousada Caniçada localizada no Parque Nacional Peneda-Gerês, num edifício cheio de charme com vista para a paisagem da serra, para o rio Cávado e a barragem da Caniçada. À mesa, no restaurante com lareira e grandes janelões com vista para a natureza, o aconchego confirma-se: aqui os ícones são o caldo verde à minhota e a costeleta de vitela, mas vale a pena guardar lugar na mesa para os pratos especiais de Páscoa.
Se o sonho é um almoço de Páscoa num cenário digno de reis e rainhas, a resposta pode estar na Pousada Castelo Óbidos, num local histórico, dentro das muralhas medievais da vila de Óbidos. É perfeito se a Páscoa for sinónimo de férias — há muito para explorar em redor — mas para passar um bom momento à mesa com a família não fica atrás. Aliás, almoçar no Restaurante da Pousada é uma experiência. Os sabores mais tradicionais desta zona são servidos com vista para a paisagem natural e pitoresca da vila. Vai certamente querer brindar a este momento com um vinho da região.
No centro de Portugal, a Pousada Viseu é uma opção clássica (e onde, com bom tempo, até pode dar um mergulho na piscina). Localizada no edifício do Hospital de São Teotónio, de 1842, a adaptação, feita pelo arquiteto Gonçalo Byrne em 2009, deu-lhe um tom contemporâneo e acolhedor mesmo para uma breve escapadinha nesta cidade-jardim do centro do país. No restaurante Viriato, o ambiente sóbrio desta arquitetura acolhe as mais tradicionais receitas desta região: servem-se a vitela de Lafões, o bacalhau, o cabrito no forno e, para terminar — antes de um passeio pelo Parque Aquilino Ribeiro — o pastel de Vouzela.
Seguindo para Norte, a Pousada Mosteiro Guimarães tem ambiente bucólico e histórico, rodeada de jardins que dão um merecido descanso a toda a família. No entanto, se o intuito é apenas almoçar num ambiente diferente, este é também o lugar certo, no seu restaurante Dona Mafalda, nas antigas adegas e celeiros deste mosteiro com origens no século XII. No meio destas arcadas de pedra, provam-se as carnes da região, tal como a doçaria mais rica; brinda-se com um cálice de vinho do Porto (aqui tão perto) ou com um mais contemporâneo cocktail. Começam assim novas tradições de Páscoa.