Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Pousada Vila Real de Santo António

Inaugurada durante a pandemia, em 2021, é uma das mais recentes Pousadas de Portugal. Na Praça Marquês de Pombal, mesmo no coração da cidade na fronteira com Espanha, a Pousada Vila Real de Santo António nasceu da recuperação de quatro edifícios históricos.

Num deles, num pátio interior com um abacateiro onde agora se encontra uma das três piscinas da pousada, chegou a funcionar um jardim de infância. “Quando abrimos, as pessoas de Vila Real perguntavam-nos se podiam visitar [o pátio] porque costumavam brincar ali”, conta Hélia Carvalho, gerente da pousada.

O mesmo aconteceu com quem trabalhava no edifício que em tempos foi a alfândega, na expectativa de reconhecer os seus antigos escritórios, agora transformados em quartos. “São edifícios com história, que estavam ao abandono no centro da cidade, e as pessoas ficaram curiosas”, comenta a gerente.

Os três edifícios principais estão interligados de uma maneira subtil e num deles, um antigo palacete, restaram os azulejos originais. O quarto imóvel fica do outro lado da praça e é mais usado em época alta, quando o número de hóspedes o justifica. Também tem uma piscina própria num pátio, a fazer lembrar um riad marroquino.

Como se não bastasse, ainda há uma terceira piscina, a cereja em cima do bolo – ou melhor, da pousada. É a mais pequena, tem fundo vermelho e fica no rooftop, com vista para o rio Guadiana, para Espanha e para os telhados de Vila Real de Santo António.

“Esta é uma pousada mais leve, mais moderna”, resume Hélia Carvalho. O ambiente cosmopolita é percetível logo na receção, que partilha o balcão com o bar do hotel. Na mesma sala, aberta para a praça, funciona o restaurante onde também são servidos os pequenos-almoços.

O restaurante começou a desenvolver o seu conceito à volta do enorme forno visível das mesas, e hoje serve pizzas que já ganharam fama na cidade. São feitas com massa de fermentação longa, “nunca menos de 24 horas”, lê-se na carta, e com produtos da região.

As “pizzas algarvias”, como lhes chama o chef Yuri Souza, levam ingredientes locais como a muxama de atum (que também fica bem no pão de alho), a geleia de laranja ou a paiola algarvia. O queijo fresco de cabra de São Brás de Alportel é o protagonista do cheesecake reinventado.

Pousada Vila Real de Santo António

Na Praça Marquês de Pombal, mesmo no coração da cidade, a pousada nasceu da recuperação de quatro edifícios históricos.

Faça a sua reserva