Com 500 anos comemorados em 2021 e desde sempre associada às elites, a rua das Flores é das mais antigas do país e terá sido das primeiras a serem projetadas segundo regras próprias, de planeamento urbano e não só. “De um lado ficavam os palácios dos nobres, onde o sol bate logo de manhã, do outro a burguesia”, conta Nuno Godinho, gerente da Pousada Porto – Rua das Flores, instalada no número 94 desta artéria emblemática da Invicta. Do lado burguês, portanto.
Através do Museu da Misericórdia do Porto, que fica umas portas ao lado e organizou uma exposição sobre a história da rua por ocasião do seu quinto centenário, encontrou-se uma referência a este edifício como Casa dos Brandões, uma construção original do século XVIII que teve várias atividades comerciais antes de abrir como pousada, em outubro de 2021. “Na reabilitação, mantivemos ao máximo os elementos originais e trouxemos ao de cima tudo o que era pedra”, diz Nuno, chamando a atenção para os arcos do restaurante, a escadaria de granito que dá acesso à sala onde é servido o buffet do pequeno-almoço, ou ainda as molduras de algumas portas dos 84 quartos.
O projeto de requalificação ficou a cargo do arquiteto Miguel Medeiros, e o design de interiores é da autoria de Miguel Câncio Martins, tal como muito do mobiliário, das mesas com tampos de mármore aos candeeiros modernos, passando pelas alcatifas pretas que recriam, nos corredores de acesso aos quartos, os contornos do casario da rua. E se o granito tem o seu peso, a madeira é o outro material de eleição, em painéis ripados que revestem algumas paredes do lobby, para um toque de modernidade e conforto, ou que prolongam as cabeceiras da cama até ao teto, num efeito 3D que pretende recriar o movimento de uma gota a cair na água.
Equivalente a um hotel de quatro estrelas, com ginásio aberto 24 horas e um gastro-bar com esplanada na rua pedonal que serve refeições ininterruptamente entre o meio-dia e as onze da noite, a pousada reserva o piso -2 para uma boa surpresa: a piscina interior. Com luz natural vinda do pátio das traseiras, chão de microcimento e azulejos azul-petróleo, o espaço conta ainda com sauna e queda de água – a provar que não se está nada mal neste lado burguês do Porto.
A não perder
Pousada Porto
Rua das Flores
Uma Pousada numa das artérias mais emblemáticas da cidade Invicta.