Inaugurada em 2018, a Pousada Vila Óbidos é o primeiro bed & breakfast das Pousadas de Portugal e fica mesmo dentro das muralhas da vila, onde funcionava o hospital e a maternidade da Misericórdia, local de nascimento de muitos habitantes de Óbidos.
Desses tempos restaram as memórias e algumas portas antigas dentro do edifício recuperado, uma casa tradicional do século XVIII, procurada pelos muitos turistas que visitam a histórica vila medieval conhecida pela ginjinha e, mais recentemente, pelos festivais literários.
“Há muitos que ficam uma noite em Óbidos, dormem connosco e depois partem na sua jornada para Lisboa ou para outro destino”, diz Catarina Fernandes, assistente da direção das três pousadas em Óbidos – esta foi a segunda a ser inaugurada, já que o aumento da procura assim o justificou.
Os 17 quartos (clássicos, superiores e premium), com todas as comodidades, têm vista para a muralha ou para a vila, a um preço mais económico do que as restantes pousadas.
A rua Direita, a principal de Óbidos e a mais movimentada, com livrarias, lojas de artesanato e casas onde se vendem licores regionais, fica a poucos minutos a pé. No entanto, a uma distância suficiente para garantir sossego a qualquer hora do dia e uma boa noite de sono.
O pequeno-almoço, bastante elogiado pelos hóspedes, é servido numa sala com vista para um pátio interior com um limoeiro. Não há restaurante, mas o jantar pode ser reservado na famosa Pousada do Castelo, a uma curta distância.