Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Pousada Convento Arraiolos

detalhe da fachada da Pousada Convento Arraiolos

Ao contrário de grande parte das pousadas, situadas em lugares altos, esta fica num vale profundo – e num Alentejo que se adivinharia seco, tudo o que dali se vê é surpreendentemente verdejante. A Pousada Convento Arraiolos, a pouco mais de um quilómetro da vila, fica situada no Vale Formoso, também conhecido como Vale das Flores. Por ali passam as águas subterrâneas que abastecem Arraiolos, e elas fazem com que pareça primavera durante boa parte do ano.

Foi em agosto de 1527, em pleno reinado de D. João III, que ali se colocou a primeira pedra para edificar o convento de Nossa Senhora da Assunção. A construção do convento, a cargo da Ordem de Santo Elói, apenas terminou em 1700 – ano em que ficou concluído o revestimento da igreja a azulejos. Naquelas paredes, o mestre da azulejaria Gabriel del Barco pintou uma série de episódios bíblicos e da História de Portugal. À entrada ou à saída da pousada, é impossível não parar para contemplar o espetáculo a azul e branco.

Depois de ser convento, foi quinta agrícola e até de família, mas o espaço acabou por ficar ao abandono entre os séculos XIX e o XX. Em 1980, o já muito degradado convento foi adquirido pelo Estado, que só em 1991 iniciou as obras de recuperação. A requalificação levou mais de quatro anos e o projeto ficou a cargo do arquiteto José Paulo dos Santos, que conjugou os vários edifícios existentes com as novas áreas que criou, de traça simples e contemporânea. Bons exemplos dessa nova arquitetura são a comprida sala de refeições, o ginásio ou a piscina interior, todos virados a leste, envidraçados do chão ao teto, com uma vista deslumbrante para o vale, a vila e o castelo de Arraiolos.

No lado oeste, onde funcionava o convento, identificam-se, por todo o lado, elementos de estilo barroco seiscentista, mas sempre num jogo de equilíbrio que evita demasiada ostentação. A antiga cozinha, onde hoje fica uma sala de estar, tem uma lareira alentejana no chão e alguns cadeirões para os hóspedes se deixarem ficar. Da antiga sala do capítulo, onde funciona o bar, mantiveram-se apenas os tetos e as abóbadas, que se diluem entre linhas bem mais depuradas.

piscina interior da Pousada Convento Arraiolos

Pousada
Convento Arraiolos

Uma pousada situada no coração do Alentejo, onde é Primavera uma boa parte do ano.

Faça a sua reserva