Dormir num quarto de hotel e acordar dentro de uma galeria de arte. No Pestana São Paulo, esta é a realidade. O hotel é um ponto de encontro entre criatividade e hospitalidade, que convida a uma nova experiência artística.
O projeto de intervenção artística no hotel nasceu com um objetivo claro: dar visibilidade à arte, criando pontes entre os clientes e a expressão criativa brasileira. Alguns espaços do Pestana São Paulo ganharam uma identidade própria, com obras que falam de cultura, de raízes brasileiras e também de sustentabilidade.
Na entrada do hotel no centro de São Paulo, a instalação de Davi Rezende surpreende: feita com materiais reaproveitados, a obra chama a atenção para a sustentabilidade e o poder do upcycling. Subindo até ao 6.º piso, uma homenagem às origens portuguesas do Pestana Hotel Group: fotografias, poemas e uma parede repleta de sardinhas em cerâmica criadas por Mafê Stacchini criam o ambiente contemplativo do espaço.
No 7.º piso, ganha expressão o graffiti. O artista Tico Canato trouxe para o hotel a energia vibrante das ruas de São Paulo, através de cores marcantes e traços fortes, assinando obras nos corredores e nos quartos. Um piso acima, o “Andar com Fé e Axé” homenageia a Bahia com arte de Elano Passos. Elementos icónicos como o Farol da Barra, a capoeira e as fitinhas do Bonfim estão por todo lado. O destaque vai ainda para a intervenção num dos quartos e assinada pelo artista Rogério Silva: é dedicada à Irmã Dulce, a primeira santa brasileira.
No 9.º piso, há duas propostas diferentes: Nah Pinheiro explora os elementos da natureza em quartos inspirados na água e na terra, enquanto a dupla Alma Salgada, formada por Camila Geoffroy e Japia, apresenta uma obra imersiva com cores vibrantes, flora e fauna do Rio de Janeiro. Araras, tucanos, jaguatiricas e capivaras convivem com pontos emblemáticos da cidade carioca, como o Cristo Redentor e o bondinho do Pão de Açúcar. Combinando street art e pop art, os artistas usam técnicas mistas que vão do spray ao bordado, criando uma estética ousada e envolvente.
A soma de todas as partes forma um todo: um Pestana São Paulo que se tornou muito mais do que um local de passagem. O lugar é elevado a um encontro de celebração da arte brasileira, aberto a todos os que desejam dormir com inspiração e acordar com criatividade.