No Brasil, o verão está à porta. Esta é a altura ideal para planear uma estadia no Rio de Janeiro, onde o sol e a praia se misturam com uma oferta cultural ímpar.
Chamam-lhe Cidade Maravilhosa e é fácil perceber porquê. No meio de paisagens deslumbrantes, o Rio de Janeiro tem para oferecer um clima tropical, praias na cidade, com lugares de visita obrigatória, imponentes monumentos e uma vida cultural que se estende da movida dos bairros até ao eruditismo dos mais sofisticados museus e centros culturais.
Programar uma semana no Rio de Janeiro pode revelar-se uma tarefa complicada, tal é a quantidade de possibilidades. Uma semana pode ser pouco tempo para ver tudo, pelo que o ideal será dividir o roteiro. Por exemplo, estabelecer um circuito cultural, que inclua visitas a parques e jardins, e outro périplo pelos lugares emblemáticos da cidade, onde se incluam as favelas mais acessíveis, que são hoje verdadeiras atrações turísticas.
Com o verão a espreitar sobre a cidade, importa incluir praias no roteiro, pelo que a proximidade ao mar é prioritária. Podemos começar por escolher um hotel em Copacabana. Numa localização privilegiada, mesmo em frente ao paredão, o Pestana Rio Atlântica desafia à descoberta de algumas das principais atrações do Rio de Janeiro, que ficam em redor. Ficam próximas, de um lado, a Praia Vermelha e a Praia do Leme, e do outro, a do Arpoador, a de Ipanema e a do Leblon. Ficar hospedado em Copacabana significa estar perto das melhores praias da cidade.
Cultura, parques e jardins
O Centro Cultural Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas, é um bom ponto de partida, no Bairro de Santa Teresa. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a sua arquitetura eclética, é também um dos principais pontos de interesse no centro da cidade. Falando em arquitetura, é imperativa uma visita ao Museu do Amanhã, exemplar da arquitetura contemporânea, ou ainda o Centro Cultural Banco do Brasil, ou CCBB. Por fim, ir ao centro da cidade e visitar o Real Gabinete Português de Leitura é como fazer uma viagem no tempo.
Entre os parques e jardins, aconselha-se uma ida ao morro do Pão de Açúcar. Vale a pena experimentar a viagem completa, começando na Praia Vermelha, apanhando o bondinho, para chegar ao Pão de Açúcar. A vista de 306º combina cidade, mar e montanhas, sendo de cortar a respiração. A Quinta da Boa Vista, o Parque Lage ou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro também merecem ser incluídos no programa.
Lugares emblemáticos
Visitar o Cristo Redentor é completar a experiência na cidade. Da Pedra do Telégrafo, atualmente bastante popular entre os turistas, a paisagem é igualmente deslumbrante. Num outro registo, e na zona norte da cidade, o Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido pelo nome do bairro onde se situa, Maracanã, é também uma atração turística.
Para uma experiência completa no Rio de Janeiro, visite uma das favelas mais conhecidas. Rocinha, Vidigal, Santa Marta, Pereira da Silva ou o Bairro de Santa Teresa. Marque uma visita conduzida por um guia local, que mostre e explique a história e as particularidades de cada lugar.