A fortaleza de Valença integra a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, que em março de 2023 apresentou a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO. É precisamente no interior desta fortificação seiscentista que se encontra a Pousada Valença.
Datado de 1962, o edifício tem a assinatura do arquiteto portuense João Andresen que, à época, se inspirou em elementos do território para a sua construção. O granito, presente nos solares minhotos, é dominante em toda a fachada, cujo desenho lembra os espigueiros do Soajo.
O mobiliário, em madeira de carvalho, honra as origens minhotas da pousada. Apesar da decoração clássica, alguns detalhes vanguardistas saltam à vista, como as poltronas de veludo de João Andresen, inspiradas na famosa Lady, do italiano Marco Zanuso, designer e arquiteto modernista.
Todos os quartos (dos standards aos superiores com terraço) têm vista para o rio Minho e para Tui, cuja catedral sobressai na paisagem. No jardim de apoio ao bar, que pode ser frequentado por hóspedes e não-hóspedes, tem-se uma boa perspetiva deste entorno raiano.
No restaurante servem-se pratos de cozinha tradicional e regional, sendo o bacalhau de São Teotónio um dos mais requisitados. O lombo de bacalhau gratinado no forno com maionese é uma clássica receita valenciana. São igualmente de provar os borrachinhos, doce tradicional da cidade.
A não perder
Pousada Valença
Durma dentro de uma fortaleza onde todos os quartos têm vista para o rio Minho.