Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Pousada Convento Belmonte

Interior da Pousada Convento Belmonte.

Na Serra da Esperança, em Belmonte, há cogumelos silvestres a brotar do solo e aves de rapina a sobrevoar os carvalhos, os sobreiros e os pinheiros-do-canadá que ali foram plantados. É nesta paisagem que se esconde uma histórica pousada em pedra.

Instalada num convento franciscano do século XII, a Pousada Convento Belmonte é lugar de sossego, com vista privilegiada para a serra da Estrela. “Há quem venha para aqui uma semana trabalhar tranquilamente”, refere Dora Ferreira, assistente de direção.

Do antigo convento prevalecem as estruturas da capela (transformada em sala de estar), da sacristia (onde funciona o bar) e do claustro (com uma esplanada mais resguardada do vento, durante os dias frios, com uma lona transparente, e aberta na época de calor). Durante a noite, não havendo grandes nuvens, o céu estrelado é um verdadeiro espetáculo.

As obras de recuperação ficaram a cargo do arquiteto Luís Rebelo de Andrade, que privilegiou materiais como a pedra, o ferro e o vime. Adelaide Rebelo de Andrade assinou a decoração, com peças escolhidas a dedo que conferem elegância e conforto a esta que foi uma das primeiras pousadas históricas da rede.

Nas alas novas ficam a piscina exterior, com o fundo negro para conservar o calor, e os quartos, todos com nomes de frades. O Guardião simboliza o frade principal da Ordem Franciscana e dá nome à tipologia premium da pousada – onde, com um ambiente acolhedor, a fazer lembrar as típicas casas rurais serranas, facilmente se esquece que se está num hotel.

No restaurante prova-se uma cozinha de cariz marcadamente regional, mas com interpretação de autor. A consistência dos pratos rivaliza com as grandes referências do fine dining nacional e valeu a este restaurante sucessivas distinções nos prémios Garfo de Ouro. Para ter a experiência completa, opte pelo menu de degustação (96€ por pessoa). Se escolher à carta, a sinfonia de cogumelos é entrada obrigatória, o novilho angus mostra como um produto tradicional, como o queijo da serra, pode brilhar num surpreendente aligot e o leite-creme queimado, autointitulado “o melhor do mundo”, fecha a refeição com chave de ouro.

Piscina da Pousada Convento de Belmonte.

Pousada Convento
Belmonte

Um lugar de sossego, com vista privilegiada para a serra da Estrela.

Faça a sua reserva