A celebração vive-se em várias cidades alemãs durante o mês de outubro e torna este período um dos mais especiais para visitar Berlim.
A tradição que hoje se vive um pouco por toda a Alemanha tem mais de 200 anos de história e surgiu em Munique, capital do estado alemão da Baviera, no sudeste do país. Em 1810, como forma de celebrar um casamento real, fez-se uma festa nos campos que ficavam de frente para as portas da cidade. O evento foi faustoso e incluiu até uma corrida de cavalos, que se tornou tradição anual. Ao longo dos dois séculos seguintes, a Oktoberfest foi ganhando vida própria e é hoje um festival popular que continua a celebrar a cultura bávara com música, danças, trajes, comida e cerveja típicas da região.
Berlim, como principal cidade alemã, é anfitriã das suas próprias versões do festival. Se por um lado a festa é de menor dimensão, por outro, conta também com menos enchentes turísticas e preços mais justos. Berlim tem celebrações de entrada livre espalhadas por toda a cidade – seja em grandes praças, seja nas cervejarias mais tradicionais. O resultado? O ambiente que se vive na capital alemã é semelhante ao da Oktoberfest em Munique, mas numa escala mais reduzida e que permite fazer turismo pelo resto da cidade. É o mês ideal para conhecer a capital alemã – convém, por isso, reservar um hotel em Berlim com alguma antecedência.
Não deixe de visitar os três locais mais populares para viver a Oktoberfest nas ruas da cidade – Zentraler Festplatz am Kurt-Schumacher-Damm, Alexanderplatz e Mercedes Platzem – onde estão montadas enormes tendas com música ao vivo e danças tradicionais, além de iguarias e cervejas bávaras (servidas invariavelmente em gigantes canecas). Se quiser entrar no espírito da festa, vista-se a rigor e misture-se entre os locais.