Vibrante e animada, a capital espanhola é conhecida pelos bairros pitorescos que contrastam com imponentes monumentos. Explore a cidade com este roteiro pensado para fazer a pé.
Explorar Madrid a pé é a forma ideal de sentir a atmosfera animada da cidade e descobrir as ruelas menos percorridas entre os pontos mais turísticos. Escolha um hotel em Madrid que seja suficientemente central, e desloque-se unicamente a pé durante a sua estadia. Eis a lista dos lugares a não perder, num dia a dar corda aos sapatos.
Puerta del Sol
Comecemos a manhã na Puerta del Sol, o coração de Madrid, que testemunhou celebrações, protestos e marcos históricos ao longo de séculos.
Plaza Mayor
Caminhe até à Plaza Mayor – ou ao seu Pestana Madrid Plaza Mayor, o único hotel na praça madrilena. Com uma arquitetura grandiosa que remonta ao século XVII, este lugar já foi palco de touradas, coroações reais e execuções públicas. Aproveite para tomar um café ou fazer uma refeição no Café de la Plaza, principal restaurante do hotel, virado para a icónica Plaza Mayor. Se preferir um momento de sossego, opte antes pelo pátio interior.
Mercado de San Miguel
Pela hora do almoço, visite o Mercado de San Miguel e experimente a gastronomia regional, das tapas aos vinhos. O edifício data do início do século XX e é conhecido pela sua estrutura em ferro e vidro.
Palácio Real
Continue o passeio em direção ao Palácio Real, a residência oficial do rei da Espanha. Com uma área superior a um milhão de metros quadrados, é um dos maiores palácios da Europa. A construção do edifício que hoje conhecemos começou em 1738 e demorou cerca de 18 anos.
Catedral de Santa María la Real de la Almudena
Mesmo ao lado do Palácio Real, fica a Catedral de Almudena. Com uma fachada imponente e uma mistura de elementos neogóticos e neoclássicos, a catedral é dedicada à Virgem Maria, padroeira da cidade. O interior é impressionante: da decoração aos altares, das capelas aos vitrais.
Templo de Debod
Caminhe até o Templo de Debod, um presente do Egito a Espanha. Datado do século II a.C., o templo foi originalmente construído no Egito, em homenagem aos deuses Amon e Isis. Atualmente, está situado no Parque do Oeste, com uma vista panorâmica sobre a cidade.
Gran Vía
Ao cair da noite, siga para a Gran Vía. Passeie pela movimentada avenida e aproveite para fazer compras nas lojas de múltiplos andares. Suba ao rooftop do hotel Pestana CR7 Gran Vía Madrid e desfrute de uma rara vista de 360º sobre a cidade. Para os amantes de futebol, são ainda de notar no hotel as réplicas dos principais prémios individuais atribuídos a Cristiano Ronaldo, a maior mesa de matraquilhos de Espanha e ainda as Playstations 5 que equipam as suítes do hotel.
Plaza de Santa Ana
Para jantar, recomendam-se os muitos restaurantes na Plaza de Santa Ana, no bairro de Las Letras, ponto de encontro tanto para locais como para turistas. À noite a praça ganha ânimo com atividades culturais e vida noturna entre as ruas e os bares.