Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Pousada Castelo Alcácer do Sal

Piscina da Pousada de Alcácer do Sal

Relaxe ao mesmo tempo que descobre um monumento do século XVI.

Por todos os espaços se veem peças de arte e relíquias: da talha decorativa em madeira e folha de ouro do século XVIII, aos enormes tapetes de Arraiolos, expostos nas mais altas paredes. Lá fora, o jardim estende-se até à muralha norte do castelo, onde fica a esplanada e, um pouco mais à frente, a piscina, que é para aproveitar até aos penúltimos raios de sol. 

Construída a partir das ruínas do convento de Nossa Senhora de Aracoelli, e situada entre as duas linhas de muralhas que compõem o castelo, a Pousada Castelo Alcácer do Sal, antigamente conhecida por D. Afonso II, ergue-se no alto da cidade “velhinha, vaidosa rainha do arroz e do sal”, como é descrita no baloiço a caminho do castelo, de onde se vê Alcácer do Sal inteira, das pontes aos arrozais que a rodeiam.

Fundado em 1573, o convento esteve em funcionamento durante três séculos, seguindo-se um longo período de abandono. No início da década de 1990, iniciou-se a requalificação para o transformar em pousada turística. O objetivo era preservar a arquitetura gótica e renascentista, combinando-a com elementos contemporâneos.

As obras provaram-se não apenas difíceis mas também morosas, já que as escavações levaram à descoberta de vestígios arqueológicos riquíssimos. A sobreposição de estruturas urbanas romanas, muçulmanas, medievais e modernas comprovaram a presença humana naquele lugar desde o século VII a.C. até aos dias de hoje. O trabalho arqueológico, que se prolongou por mais de quatro anos, pode ser admirado na Cripta Arqueológica do Castelo, no andar inferior ao da unidade hoteleira.

Inaugurada em 1998, com um total de 35 quartos, a Pousada Castelo Alcácer do Sal manteve muitos dos elementos originais, como os tetos abobadados e as janelas ogivais, presentes até em quartos. Por todos os espaços se vê a combinação entre entre o antigo e o contemporâneo, a pedra e a madeira – do restaurante às salas de estar, do claustro à sala do capítulo, sem esquecer o bar, que inclui uma mesa de bilhar no piso de baixo mas também uma sala de leitura no de cima, numa mezzanine que permite assistir de camarote às tacadas.

Piscina da Pousada de Alcácer do Sal

Pousada Castelo
Alcácer do Sal

Relaxe ao mesmo tempo que descobre um monumento do século XVI.

Faça a sua reserva