Mudar Língua pt Planeie a sua estadia

Pousada Castelo Alvito

Exterior Pousada Alvito

É uma pequena vila no coração do Alentejo, com um pequeno castelo no seu coração. E dentro das muralhas desse castelo nasceu em 1993 uma pousada histórica, a Pousada Castelo Alvito, onde se identificam influências islâmicas, góticas e manuelinas.

O castelo foi construído no século XV, abalado no século XVIII (pelo terramoto de 1755), atacado no século XIX (durante as guerras liberais), classificado como monumento nacional em 1910 e restaurado nos anos 40. No pós-25 de Abril, foi ocupado pela Comissão de Moradores de Alvito, que ali chegou a fazer largadas, no pátio interior.

Isto é o Alentejo: quando o então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva inaugurou a Pousada Castelo Alvito em 1993 foi recebido com agitação pelo Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel (acabou tudo em bem: o grupo foi aos comes e bebes e até cantou) e hoje a pousada é gerida por uma cooperativa, a Novalvito, que também gere a Escola Profissional de Alvito. O restaurante integra alunos na equipa e mantém uma ligação com a comunidade local – que volta e meia é convidada a juntar-se aos “almoços pedagógicos”.

É também por isso que no jardim da Pousada Castelo Alvito – que contou com um projeto de arquitetura de Manuel Bagulho e de enquadramento paisagístico do parque a cargo de Gonçalo Ribeiro Telles –, a dois passos de uma grande piscina quadrada, há uma horta pedagógica, com mais de 68 produtos que abastecem a cozinha do restaurante. Vale também a pena reparar nas antigas adegas e cavalariças, que hoje funcionam como salas de jogos e de leitura.

Piscina Pousada Alvito

Pousada Alvito

Um pequeno castelo no coração de uma pequena vila no coração do Alentejo

Faça a sua reserva